Notas Públicas

     

    De 7 a 10 de junho de 2021, acontece o IX Colóquio Nacional de Direitos Humanos, que neste ano se insere nas ações em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire. Tendo como tema central os direitos humanos no contexto de pandemia Covid-19, as discussões terão uma atenção especial para o direito humano à saúde. O objetivo, segundo a organização “é debater de forma ampla, aberta e plural a relação entre resistência e direitos humanos a fim de sensibilizar e comprometer com o enfrentamento dos retrocessos impostos pela conjuntura opressora e de dominação e a afirmação das organizações e lutas de resistência dos diversos sujeitos de direitos”.

    Esta edição do Colóquio é coordenada pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e integrante da Articulação para o Monitoramento de Direitos Humanos no Brasil. O evento contará com a participação de Romi Bemke (Conic/FeAct)Edivânia Rodrigues (CDHPF)Rosane da Silva Borges (USP/ECA)Rogério Giannini (CNDH/CFP)Patrícia Grazziotin Noschang (UPF)Leonardo Boff (CDDH Petrópolis) entre outras e outros convidados. 

    “As violações de direitos humanos vividas, sobretudo por aqueles/as que já não tinham seus direitos garantidos foram ampliadas neste período. As dificuldades de organização e de incidência, inclusive para denúncia das violações dos direitos humanos, agravam todo este contexto. Refletir sobre este acontecimento à luz dos direitos humanos e, particularmente, da efetivação do direito humano à saúde se coloca como tarefa fundamental neste contexto”, diz trecho da apresentação no site do evento. 

    Por conta da pandemia do coronavírus, a nona edição do Colóquio será realizada em formato totalmente on line, através de salas de videoconferência da Universidade de Passo Fundo. As inscrições seguem abertas para duas modalidades, ouvintes e comunicadores, que terão direito ao certificado de participação de 40 horas de acordo com a frequência. 

    Acesse o site do IX Colóquio para saber mais detalhes da programação e de como participar: https://coloquio.cdhpf.org.br