Páscoa de Padre Virgílio Leite Uchôa

Páscoa de Padre Virgílio Leite Uchôa

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre,
ele continua só um grão de trigo; mas se morre,
então produz muito fruto”. (João 12, 24)

Fomos comunicados há poucos minutos do falecimento de Padre Virgílio Leite Uchôa. As informações acerca do velório e sepultamento passaremos tão logo tenhamos as informações.

Padre Virgílio foi membro fundador, e por isso vitalício, da CBJP – Comissão Brasileira Justiça e Paz, Organismo da CNBB. Também estava na criação da CJP-DF – Comissão Justiça e Paz de Brasília.

Acompanhou a transferência da sede da CNBB do Rio de Janeiro para Brasília, iniciando o seu percurso pastoral, permanecendo como assessor da CNBB desde quando a entidade se instalou no Distrito Federal. Em seguida, atuou por muitos anos como secretário executivo do MEB – Movimento de Educação de Base.

Sempre contribuiu na Equipe de Análise de Conjuntura da CNBB, no empenho pela participação popular na Contituinte de 1986 e no apoio ao financiamento das Pastorais Sociais e Organismos, entre tantos destaques de sua trajetória. Mesmo depois de percursos de adoecimento, assumiu com profecia a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, do Lago Oeste, em Sobradinho/DF. Ali também fixou sua residência.

Inúmeras vezes, enquanto membros da CBJP e da CJP-DF visitamos para “beber da fonte” de uma espiritualidade encarnada e fundamental compromisso com a opção preferencial pelos pobres. Era o nosso “Monte Tabor”, onde alimentamos nossa fé, esperança e fidelidade ao projeto libertador de Jesus Cristo.

Padre Virgílio sempre demonstrou muito amor e zelo pela Igreja e, por isso, muitas vezes sofria quando não percebia a valorização do fundamental da parte de seus membros: a convivência no amor fraterno e o diálogo com os movimentos sociais para buscar caminhos de fortalecimento da democracia, da justiça e da paz.

Marcou seu ministério pelo diálogo ecumênico tendo integrado também a Comissão de Direitos Humanos do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, e sempre foi um entusiasta das Campanhas da Fraternidade.

Deixamos de contar com sua presença entre nós, mas ganhamos um intercessor na Casa do Pai para que possamos prosseguir nas lutas por Justiça e Paz, acrescentando-se à agenda a defesa da Casa Comum, a partir da Ecologia Integral, legado maravilhoso de Papa Francisco.

Gratidão, Padre Virgílio, pela sua dedicação e compromisso com a Igreja dos Pobres, pelas inúmeras aprendizagens e admoestações para que sempre mantivéssemos a fidelidade ao Projeto do Reinado de Deus.

Nossa solidariedade e compaixão à família, aos paroquianos, aos amigos e amigas neste percurso tão valioso de vida e de entrega.

Com consternação e esperança,

Brasília/DF, 10 de novembro de 2021.

Daniel Seidel

Secretário Executivo da CBJP

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

VELÓRIO (10/11) a partir de 21h (na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, Lago Oeste – Sobradinho / Núcleo Rural Lago Oeste DF 001 Ch 68) no dia 11/11(quinta-feira) às 14h Missa de Corpo presente dirigida pelo Arcebispo de Brasília, após a Missa o corpo seguirá para sepultamento no Cemitério Campo da Esperança.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments