Fórum Social Mundial Justiça e Democracia e Fórum Social das Resistências são adiados

Decisão de adiar encontros que ocorreriam em janeiro foi motivada pelo agravamento do quadro de contágio da covid-19

Por Sul 21

O Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que seriam realizados na segunda quinzena de janeiro, em Porto Alegre, foram adiados em função da nova onda de contágios da pandemia de covid-19.

O Comitê Facilitador do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (13), anunciando o adiamento do encontro que estava previsto para ocorrer de 26 a 30 de janeiro, em Porto Alegre. A decisão, motivada pelo agravamento do quadro de contágio da covid-19 no país, foi tomada em reunião do comitê realizada dia 12 de janeiro.

“Acreditamos que, a despeito do nosso imenso desejo de ocupar ruas e avenidas para tornar a nossa resistência palpável, a responsabilidade em fazer a política da vida é maior. A variante Omicron/SARS-COV-2, somada ao amplo contágio por vírus gripais, torna os cuidados preventivos questão central na política de saúde pública do país. Sendo assim, comunicamos que o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia foi adiado sem redefinição de nova data, mas nos mantemos na indicação do encontro continuar ser presencial”, afirma o comunicado. 

Ainda segundo o Comitê do FSMJD, a decisão foi tomada em diálogo com entidades que constroem coletivamente o movimento. Ao todo, são quase 200 instituições de diferentes setores da sociedade organizada, que, além de participarem da construção das atividades promovidas pelo próprio Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, inscreveram mais de 120 atividades autogestionadas. “Vamos somar nossos esforços aos brasileiros e brasileiras que estão na linha de frente dessa luta seja como profissional da saúde, seja como vítima da doença”, anunciaram as entidades.

Do mesmo modo, o comitê organizador do Fórum Social das Resistências decidiu adiar a realização das atividades presenciais que aconteceriam no final de janeiro. O adiamento transferiu o FSR para os últimos dias de abril (26 até 30), às vesperas do 1º de Maio.

Ficaram mantidas as atividades virtuais nos dias 27 até 30 de janeiro, com convidados nacionais e internacionais para discutir uma agenda de lutas a ser implementada nos próximos 100 dias. O ajuste nas datas e na programação das atividades virtuais serão discutidos em nova plenária de organização, que será realizada no dia 19 de janeiro.

fonte: https://sul21.com.br/noticias/geral/2022/01/forum-social-mundial-justica-e-democracia-e-forum-social-das-resistencias-sao-adiados/

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments