Rerum Novarum é tema da Conversa de Justiça e Paz, da Comissão Justiça e Paz de Brasília

Comissão Justiça e Paz de Brasília (CJP-DF) realiza, no próximo dia 03 de maio, às 19 horas, mais uma Conversa de Justiça e Paz, com o tema: Rerum Novarum 130 anos: o mundo do Trabalho e os Direitos Sociais”.

A temática proposta alude à Carta Encíclica do Papa Leão XIII – Rerum Novarum (das coisas novas), sobre a condição dos operários, neste mês em que ela completa 130 anos de sua publicação.

As reformas que o Papa Leão XIII preconizava na Rerum Novarum, em 1891, abriram caminho para a evolução de toda a legislação social e trabalhista nos anos que se seguiram, inclusive para a criação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 1919.

O Padre Fernando Bastos de Ávila na sua obra literária – “Pequena Enciclopédia de Doutrina Social da Igreja” (Edições Loyola, 1991), no aniversário de 100 anos da histórica Encíclica, já nos brindara com avaliação relevante e precisa daquele documento, formatando as intuições do Pontífice: “O programa de Leão XIII abrange muitas exigências. O acesso e a garantia da propriedade privada para todos; Direito ao repouso dominical que era desrespeitado de maneira cruel; A limitação da jornada de trabalhoespecialmente para crianças e mulheres; Todavia, a coisa mais inovadora “das coisas novas” – Rerum Novarum – foi a definição da justiça do salário. O salário justo é aquele que garante: condições de vida digna para o trabalhador, para sua família e possibilidades de poupança para enfrentar os imprevistos e as fatalidades mortais da vida. A encíclica consagra assim o salário-família como um dever de justiça, e não como uma mera utopia complacente. A encíclica consagra também a previdência privada.”

A Comissão Justiça e Paz de Brasília (CJP-DF) convida, pois, para esta Conversa comemorativa dos 130 anos (15/05) da Carta Encíclica Rerum Novarum, que contará com as especiais participações do eminente jurista Dr. Cezar Britto (membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, da qual foi presidente) do Padre e Dr. José Ivo Follmann (Diretor do Observatório Luciano Mendes de Almeida e Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil). Como mediadores teremos a presença, pela CJP-DF, do Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior, Ex-Reitor da Universidade de Brasília-UnB e do Presidente da CJP-DF, doutorando Eduardo Xavier Lemos.

O evento vai ao ar no dia 03/05 através do perfil da Comissão Justiça e Paz de Brasília no Facebook e Youtube.

 

fonte: https://www.comissaojusticaepazdf.org.br/rerum-novarum-e-tema-da-conversa-de-justica-e-paz/

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments